domingo, 20 de novembro de 2011

A hora da estrela, Clarisse Lispector


A hora da estrela, de Clarisse Lispector, é um livro genial.
Lançado pouco antes da morte da autora, conta a narração que Rodrigo S.M. faz sobre a história de Macabéa, uma moça alagoana de 19 anos que se mudou para o RJ e mora numa pensão com mais 4 balconistas. De início, percebemos que Macabéa leva e aceita uma vida sem grandes emoções, monótona, simples e sem perspectivas de melhora. Logo ela começa a namorar Olímpico, um nordestino interesseiro que a trocou pela sua "amiga" Glória. Por sua vez, Glória aconselhou Macabéa a visitar uma conhecida sua, cartomante e ex prostituta, que previu um homem loiro e rico que a encontraria assim que saísse dali. Toda feliz, Macabéa começa a pensar que nasceu naquela hora e, assim que sai da casa da cartomante e atravessa a rua, um carro amarelo a atropela, provocando sua morte e, por consequência, consciência de si mesma, além da hora da estrela.
Muito útil aos dias de hoje, o enredo de simples entendimento nos faz refletir sobre algumas situações que muitas pessoas passam, o que não faríamos normalmente, como a migração de pessoas de cidade pacata para uma cidade "grande", desenvolvida, afim de melhores condições; a alienação; a inocência; o sentido da vida - aquela tal hora da estrela. Macabéa é, como diz a história, alienada, ingênua, despreparada para a vida 'inteligente' e não entende sobre a existência de coisa alguma, quase uma descrição de alguns brasileiros, mesmo nos dias de hoje. O ápice da história, que também é o final, é melancólico e se apresenta bem parecido com o do conto "a cartomante", de Machado de Assis. Em ambas as histórias, as personagens foram tão ingênuas que entregaram seus destinos a desconhecidos que as enganaram e provocaram suas mortes. Por ora a obra nos desperta a reflexão sobre o sentido da vida, que talvez só encontremos na hora de nossas mortes, e isso faz com que o leitor sinta a melancolia de Macabéa, mesmo que indiretamente.
Em A hora da estrela, Clarisse Lispector nos faz refletir sobre o sentido de nossa existência, criticando superficialmente pessoas como Macabéa, que apenas pensam em sua existência na hora de sua morte, ou, como no livro, na hora da estrela.
Todo brasileiro deveria ler.

~

Feito pra aula de português, mas, já que faz muito tempo desde a última postagem, vou deixar essa aqui.

Thah
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário